Se tem um autor que consegue te fazer querer visitar um lugar, é Zafón. É incrível a habilidade dele em descrever os locais em que as personagens estão e te fazer imaginar a situação toda de uma forma rica. Quando esses lugares existem no "mundo real", ter a experiência de passar por eles pode tornar a leitura ainda mais imersiva. A Coruja falou um pouco sobre isso nesse post em seu blog, o que me fez lembrar dessa sensação que tive ao ler A Sombra do Vento e Marina, do Zafón, e falar um pouco sobre isso aqui.

O primeiro que li foi A sombra do vento, que demorou um pouco a me cativar, mas quando aconteceu, me peguei pesquisando todos os lugares de Barcelona que ele mencionava. Depois, aconteceu o mesmo com Marina. O último que conheci dele foi O príncipe da névoa, um pouco mais fraco, mas faz sentido até porque ele estava no início da carreira. Mas, ainda assim, os elementos que são marca do autor já se faziam presentes: o mistério entre o que é real e fantasia, os símbolos, a descoberta de lugares "esquisitos" pelos personagens...


Obras de Carlos Ruiz Zafón

Pra começar o "tour", as obras do autor são basicamente duas séries: uma voltada ao público infanto-juvenil, a Trilogia da névoa; e outro ao mais adulto, a série O cemitério dos livros perdidos. Entre elas também há o livro Marina, que é mais direcionado aos jovens.

Na época em que fui "pega" pela Sombra do vento, descobri no site oficial do autor as trilhas sonoras para os três primeiros livros da série do Cemitério dos livros perdidos (A sombra do vento, O jogo do anjo e O prisioneiro do céu). Deixei ao lado de cada um os links respectivos.

Trilogia da névoa (mais voltada ao público infanto-juvenil)
  • (1993) O príncipe da névoa — Amazon 
  • (1994) O palácio da meia-noite — Amazon
  • (1995) As luzes de setembro — Amazon

(1999) Marina — Amazon

Série O cemitério dos livros perdidos (mais voltada ao público adulto)
*Foi publicado, entre o lançamento do terceiro e quarto livro, um conto sobre o início do labirinto dos livros esquecidos, infelizmente disponível apenas em espanhol, mas tá gratuito :)

Há ainda o conto El príncipe de Parnaso, que acompanhava uma edição promocional de O prisioneiro do céu, e que não consegui encontrar :( Zafón também escreveu um pequeno conto para uma série de copos de papel ilustrados da rede Chipotle Mexican Grill, chamado Two-minute apocalypse.


Indo além: excursão em Barcelona


E no nível máximo de "imersão", há a opção de percorrer alguns dos lugares de Barcelona que foram citados no livro A sombra do vento. Existe uma excursão a pé programada justamente pensando nisso, com guias que conhecem o livro e, claro, a história da cidade, pra enriquecer a experiência. Criei uma rota no Google Maps com o caminho aproximado. A quem interessar, é só clicar aqui.



Fontes
Bibliografia de Carlos Ruiz Zafón: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Ruiz_Zaf%C3%B3n#Bibliografia
Imagem do post de Catharina Rytter, por Pixabay: https://pixabay.com/pt/photos/espanha-barcelona-arquitetura-arte-2507709/
Informações sobre o conto El príncipe de Parnaso: http://queroumlivro.blogspot.com/2013/03/el-principe-de-parnaso-carlos-ruiz-zafon.html
Informações sobre o conto Two-minute apocalypse: https://www.goodreads.com/book/show/28447211-two-minute-apocalypse
Imagem da praça em Barcelona de bearfotos, por Freepik: https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-da-praca-da-espanha-em-barcelona-na-noite_1474752.htm